Dinheiro & Direitos 17 de maio de 2026

Alta do dólar: o real teve a pior semana em mais de dois anos e meio

O real acumulou a maior desvalorização semanal desde novembro de 2022. O dólar fechou acima de R$5,06 e especialistas do mercado apontam duas causas simultâneas: tensão externa e ruído político interno.

O que causou a alta forte do dólar e a pior semana do real desde novembro de 2022?

O dólar encerrou a semana com alta acumulada de 3,54% frente ao real nos últimos cinco dias, a maior valorização semanal da moeda americana desde a segunda semana de novembro de 2022, quando chegou a subir 5,45% em um único período. Na sexta-feira, a moeda fechou a R$5,0673, após bater a máxima do dia em R$5,0813. O euro também avançou, cotado a R$5,8884.

O movimento chamou atenção porque contrariou um cenário que vinha sendo favorável ao real ao longo do ano. O diferencial de juros entre o Brasil e os Estados Unidos, que funcionou como âncora da moeda brasileira em boa parte de 2025 e 2026, não foi suficiente para segurar o recuo.

Dois vetores ao mesmo tempo

Operadores e estrategistas identificaram duas forças atuando simultaneamente. A primeira veio de fora: a reprecificação dos Treasuries americanos, diante de preocupações renovadas com a inflação nos Estados Unidos. Quando os juros dos títulos americanos sobem, o dólar tende a se fortalecer globalmente.

A segunda veio de dentro: dúvidas sobre o cenário eleitoral brasileiro, depois que notícias revelaram a ligação entre o senador Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O ruído político substituiu, ao menos temporariamente, a dinâmica favorável de carry trade que havia sustentado apostas no real.

Kenneth Broux, estrategista sênior do Société Générale, resumiu o movimento em nota: o real perdeu força de momentum e operações de realização de lucro começaram a surgir após o ruído político doméstico ganhar espaço.

Como o mercado reagiu

Dados da B3 sobre o mercado de derivativos indicam que fundos locais reduziram em US$2 bilhões suas posições compradas em real contra o dólar nos últimos cinco dias. Grandes gestoras reconheceram publicamente que reduziram sua exposição à moeda brasileira.

Um gestor de moedas ouvido em condição de anonimato avaliou que ainda é cedo para saber se a queda representa uma reversão definitiva ou apenas um ajuste temporário. Segundo ele, “não sei se essa perda de confiança no real é definitiva, por enquanto pode ser algo temporário”. O mesmo profissional destacou que o ambiente eleitoral representa um fator de pressão adicional, especialmente para as contas públicas.

O índice DXY, que mede a força do dólar frente a uma cesta de seis moedas de mercados desenvolvidos, avançava 0,49%, aos 99,301 pontos, reforçando que o movimento não foi exclusivo do Brasil. Na comparação entre as 33 moedas mais líquidas do mundo, o real apresentou a segunda maior desvalorização diária, atrás apenas do florim húngaro.

O que significa para quem precisa administrar o orçamento

Uma semana de alta intensa do dólar não significa necessariamente uma mudança permanente de trajetória. Os próprios operadores de mercado usaram o termo “ajuste” para descrever o momento. Mas o efeito prático de uma moeda mais fraca é real: produtos e serviços com componentes importados tendem a ficar mais caros quando o câmbio se deprecia.

Para quem tem renda em reais e consome em reais, o impacto não é imediato, mas pode aparecer gradualmente em preços de eletrônicos, alimentos processados, combustíveis e viagens internacionais. Monitorar o câmbio com regularidade é uma forma de antecipar ajustes no planejamento financeiro sem precisar reagir de surpresa.

O mercado seguirá de olho nos desdobramentos políticos internos e nos dados de inflação nos Estados Unidos para decidir se o movimento desta semana foi pontual ou o começo de uma nova fase para o real.

O peso de duas incertezas ao mesmo tempo

Há semanas em que o câmbio se move por uma razão clara. E há semanas como esta, em que dois vetores negativos se encontram ao mesmo tempo, sem que nenhum deles seja suficiente, isoladamente, para explicar o tamanho do estrago.

O dólar subiu 3,54% frente ao real em cinco dias. É a maior alta semanal da moeda americana desde novembro de 2022. Na sexta-feira, fechou acima de R$5,06, depois de tocar R$5,08 durante o dia. O euro passou de R$5,88. Números que, há algumas semanas, pareciam distantes do horizonte imediato.

A explicação veio em duas partes. A primeira veio dos Estados Unidos: a reprecificação dos títulos do Tesouro americano, os Treasuries, diante do retorno das preocupações com a inflação por lá. Quando os juros americanos sobem ou ameaçam subir, o dólar se fortalece globalmente. O Brasil não escapou desse movimento, e o real não estava em posição de resistir sozinho.

A segunda parte veio de dentro. Notícias sobre a ligação entre o senador Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, geraram o que o mercado chamou de ruído político doméstico. O carry trade, que havia sustentado apostas no real durante boa parte do ano, perdeu atratividade. Fundos locais reduziram em dois bilhões de dólares suas posições compradas na moeda brasileira em apenas cinco dias. Gestoras admitiram ter “tirado o pé”.

Um gestor ouvido em anonimato disse, com precisão desconfortável, que ainda não sabe se a perda de confiança é definitiva ou temporária. Essa incerteza é, ela própria, parte do problema. Mercados não reagem bem a ambiguidade. E quando o externo e o interno pioram ao mesmo tempo, a tendência é que o ajuste seja mais rápido e mais fundo do que qualquer um dos dois vetores justificaria por conta própria.

Para quem vive com renda em reais e planeja gastos em reais, a semana do câmbio não é um dado abstrato. Ela aparece, com alguma defasagem, nos preços do supermercado, na conta do combustível, na fatura do cartão depois de uma compra de eletrônico. Não de uma semana para a outra, mas o acúmulo chega.

O que os operadores disseram, cuidadosamente, é que isso ainda não é uma reversão definitiva. É um ajuste. Mas ajustes que chegam com força, dos dois lados ao mesmo tempo, merecem atenção. Não pânico. Não paralisação. Atenção.


O dólar subiu 3,54% em cinco dias.
A maior alta semanal desde novembro de 2022.

Dois problemas ao mesmo tempo:
um lá fora, com a inflação americana.
um aqui dentro, com o barulho político.

O real foi a segunda moeda que mais perdeu valor no mundo nessa sexta.
Atrás só do florim húngaro.

Ninguém ainda sabe se é passageiro.
Mas sabe-se que dois bilhões de dólares saíram de apostas no real em cinco dias.

O câmbio não avisa antes de chegar no bolso.
Ele só aparece depois, nos preços.


Fonte / referência: matéria original